Notícias

30 Novembro, 2017
30 Nov 2017

Agradecimento à Associação Douro Mexe

A Associação Douro Mexe, organizou no passado dia 19 do corrente uma caminhada solidária, cuja receita proveniente das inscrições reverteram a favor dos Corpos de Bombeiros do Concelho de Vila Real.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, vem agradecer o gesto solidário desta Associação e enaltecer o altruísmo de todos aqueles que se empenharam na organização para que fosse possível concretizar esta generosa ação.

Texto: António Barros

22 Novembro, 2017
22 Nov 2017

Seminário de Gestão de Florestas e Combate a Incêndios na Cruz Verde

No dia 18 de Novembro de 2017, realizou-se no Salão Nobre do quartel dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, em Vila Real, o Seminário da Gestão de Florestas e Combate aos Incêndios, coorganizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Tiveram a honra de abrir esta sessão o Presidente da Direção desta Associação (Carlos Moreira), o Pró-reitor da UTAD (professor Dr. Alberto Moreira Baptista), o Diretor Nacional dos Bombeiros (Eng.º Pedro Lopes), o Presidente da LBP (Jaime Marta Soares) e o Vereador da Proteção Civil do município de Vila Real (Eng.º Carlos Silva).

Este Seminário dividiu-se em dois painéis, designados de “A prevenção como ferramenta do combate” e “O combate aos incêndios”, apresentados de manhã e à tarde, respetivamente. Read more

16 Novembro, 2017
16 Nov 2017

Convocatória para Assembleia Geral no dia 30 de Novembro

ASSEMBLEIA GERAL

Convocatória

De harmonia com o disposto no nº 2 alínea b) do Artº 46º dos Estatutos desta Associação Humanitária, convoco a Assembleia Geral, constituída pelos Associados em pleno uso dos seus direitos sociais, para reunir em Assembleia Geral, ordinária, pelas 20.30 horas do dia 30 do corrente mês de Novembro, no Salão Nobre desta Associação com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Apreciação e votação do Plano da Ação e Orçamento para o ano de 2018.

2 – Tempo regulamentar para apreciar qualquer outro assunto de carácter informativo.

Se a hora marcada não tiver comparecido o número legal de sócios, a mesma terá lugar meia hora depois com qualquer número de associados presentes.

25 Outubro, 2017
25 Out 2017

Homenagens e Bênção de uma VCOT no quartel da Cruz Verde

No dia 20 de Outubro de 2017, realizaram-se no quartel dos bombeiros voluntários de Vila Real – Cruz Verde diversos eventos, tais como: uma homenagem ao Sr. Presidente da Assembleia Geral da Cruz Verde, Henrique Fernando Santos Rodrigues; a inauguração de um ginásio, destinado aos bombeiros desta corporação e associados; um momento onde foi entregue fardamento oferecido pela Comissão de Festas de São Lázaro; a bênção e batismo de uma VCOT, adquirida recentemente por esta Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários.

Antes de prosseguir aos momentos programados, fez-se um minuto de silêncio em honra às vítimas dos incêndios que aconteceram este ano no nosso país, mostrando um sentimento de respeito e de condolências.

Na homenagem ao Presidente da Assembleia Geral, foi descerrado um quadro fotográfico do seu retrato, na sala de Honra do quartel-sede da corporação. O descerramento foi presenciado por familiares, entidades, convidados, comando e corpo de bombeiros, que galardoaram o momento com um caloroso aplauso pelos seus feitos benevolentes há vários anos à Associação.

Homenagens e Bênção de uma VCOT - Homenagem Henrique Rodrigues - 20-10-2017

Homenagem ao Presidente da Assembleia Geral, Henrique Rodrigues

Após este primeiro momento, passou-se para a inauguração de um ginásio, que foi um projeto de longo prazo, instalado na antiga Casa-escola deste quartel. Este espaço foi concluído com esforço por parte da Direção, mas também, da própria corporação de bombeiros, pois se prepuseram em doar as suas gratificações provenientes dos serviços de prevenção ao Circuito Internacional de Vila Real nos últimos anos, a fim de adquirirem material pare este espaço.

Homenagens e Bênção de uma VCOT - Inauguração Ginásio - 20-10-2017

Presidente da Direção (à direita), Carlos Moreira, na apresentação do novo ginásio da Cruz Verde

De seguida, prosseguiu-se à entrega de uma caixa com equipamento de proteção individual, oferecido pela Comissão de Festas de São Lázaro que se disponibilizaram em ajudar a corporação.

Homenagens e Bênção de uma VCOT - Com_Festas São Lázaro - 20-10-2017

Entrega de fardamento oferecido pela Comissão de Festas de São Lázaro

Por fim, ocorreu a bênção e batismo de uma VCOT – Veículo de Comando Táctico, equipado com meios de comunicação e diversos equipamentos de apoio à decisão, direção e comando de operações de socorro e combate a incêndios, destinado ao reconhecimento e comando tático em operações de socorro e proteção civil, proporcionando assim, uma melhor eficiência no teatro das operações que responde às exigências atuais. Teve a honra de abençoar este veículo o Sr. Padre José António Castro Lopes, pároco da Igreja vila-realense de São Pedro, que no uso da sua palavra aproveitou o momento para elogiar o trabalho dos bombeiros e exaltar o lema “vida por vida”. Quanto ao batismo da viatura, coube ao Sr. Inácio Silva, empresário na cidade de Vila Real e benemérito desta Associação, que graças a uma significativa comparticipação da sua parte, tornou possível a aquisição deste veículo. “R. I. J. A.” foi o nome dado à viatura pelo Sr. Inácio Silva, pelo motivo de serem as iniciais das pessoas mais queridas na sua vida.

Homenagens e Bênção de uma VCOT - Bênção VCOT - 20-10-2017

Bênção da viatura

Homenagens e Bênção de uma VCOT - Batismo VCOT - 20-10-2017

Sr. Inácio Silva (à direita) em ato discursivo após o batismo da viatura

No uso da palavra, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, Carlos Moreira, finalizou a cerimónia agradecendo a presença dos demais que testemunharam estes eventos e convidou a todos para um convívio acompanhado de um lanche.

Texto e fotografias: Luís F. Ribeiro

20 Outubro, 2017
20 Out 2017

AAUTAD organiza recolha de alimentos para os Bombeiros Voluntários

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro lançou um desafio para uma recolha de alimentos, destinados ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde. Desta iniciativa, a Associação Académica sugere a entrega de vários tipos de alimentos com alta durabilidade, como produtos enlatados, arroz, massa, azeite, bolachas e barras de cereais.

Esta iniciativa tem contado com uma participação crescente de alunos de diferentes cursos da Academia, ao qual se mostraram solidários com esta causa.

Face a esta iniciativa, a Direção e o Corpo de Bombeiros, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, não poderiam conter o seu apreço a AAUTAD e a todos os alunos que mostraram a sua solidariedade aos bombeiros voluntários, vindo por este meio mostrar um profundo agradecimento.

Cartaz:

AAUTAD - Recolha de Bens Alimentares