Notícias

7 Janeiro, 2019
07 Jan 2019

Assembleia Geral Ordinária Eleitoral

CONVOCATÓRIA

Nos termos e para os efeitos consignados na a) do nº2 do artº 46º dos Estatutos, convoco os associados com capacidade eleitoral nos termos definidos no nº 2 do artigo 40º para a eleição dos Órgãos Sociais da Associação H. dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, para o triénio 2019/2021.

A votação decorrerá das 20.00 às 22.00 horas no Salão Nobre da Associação no dia 21 de Janeiro de 2019.

A lista ou listas a submeter a sufrágio deverão ser entregues até às 18.00 horas do dia 18 na Secretaria da Associação e deverão obedecer a todos os requisitos exigidos pelos Estatutos da Associação e que poderão ser solicitados na mesma Secretaria.

Considerar-se-á como tendo a quota em dia os associados que tiverem pago a quota até 31 de Dezembro de 2018.

A tomada de posse dos Órgão Sociais eleitos, salvo qualquer impugnação não resolúvel, ocorrerá no dia 28 de Janeiro às 21.00 horas na Sede da Associação.

Vila Real e Sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, 3 de Janeiro de 2019.

 

O Vice-presidente da Assembleia Geral
Dr. Luís Manuel da Mota Bastos

4 Janeiro, 2019
04 Jan 2019

Cruz Verde festejou 128 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde encerrou, no passado dia 1 de janeiro de 2019, os festejos do 128º aniversário da sua fundação. Para celebrar esta data foram programados alguns eventos, como a inauguração do seu Centro de Formação e Instrução, homenagens aos bombeiros falecidos, uma festa de natal para os filhos dos bombeiros, o jantar de fim de ano / aniversário e o tradicional 1º de janeiro, que se prolongou durante o dia com várias solenidades.

As comemorações deste aniversário iniciaram no dia 1 de dezembro de 2018, com a inauguração do Centro de Formação e Instrução da Cruz Verde, pelas 11h, cuja cerimónia foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, conforme havia sido noticiado anteriormente. Pelas 15h do mesmo dia, os bombeiros, como também os diretores da Associação, homenagearam os bombeiros falecidos nos cemitérios vilarealenses de São Dinis e Santa Iria.

Já no dia 16 Dezembro, realizou-se no Salão Nobre da Associação um momento dedicado aos filhos dos bombeiros da Cruz Verde com uma festa de natal. Foi proporcionado às crianças uma tarde de harmonia e convívio entre elas, presenteando-as com animação, lanche e entrega de prendas.

Pelas 20h do dia 27 de Dezembro, concretizou-se o jantar de fim de ano e aniversário da Cruz Verde, que mais uma vez se realizou no Hotel Miracorgo e serviu como uma oportunidade de convívio entre bombeiros, diretores e benfeitores da Associação, assim como diversas entidades civis, militares convidadas.

No 1º de Janeiro de 2019, tal como há 128 anos atrás, no aparecimento dos primeiros raios do sol, o corpo de bombeiros da Cruz Verde formou-se em frente ao quartel. Procederam ao hastear das bandeiras e seguiram, juntamente com a fanfarra, pelas ruas da cidade em direção ao Largo do Pioledo, a fim de prestar homenagem ao Monumento do Bombeiro situado naquele lugar. Após esse momento, teve lugar na Igreja de São Pedro, em Vila Real, uma missa solene dedicada aos soldados da paz e sócios falecidos, contando mais uma vez com a oração prestimosa do Reverendíssimo Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás.

Neste mesmo dia, como já vem sendo habitual, o comando e corpo de bombeiros dirigiram-se até ao largo do município de Vila Real e apresentaram cumprimentos ao Executivo Municipal. O autarca de Vila Real, Rui Santos, convidou os bombeiros para o interior da Câmara Municipal a fim de poderem analisar e abordarem assuntos sobre a atuação dos bombeiros na sociedade civil.

Durante a tarde, o quartel esteve aberto aos associados e amigos para um momento de confraternização e desejos de um bom ano. As comemorações encerraram, pelas 21h, com o tradicional desfile dos bombeiros pelas ruas da cidade de Vila Real, cumprimentando os seus cidadãos e mostrando a união da força de servir a humanidade.

6 Dezembro, 2018
06 Dez 2018

Inauguração do Centro de Formação e Instrução

No passado dia 1 de Dezembro de 2018, foi inaugurado o novo Centro de Formação e Instrução dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, localizada na Rua Padre Norberto Pires Portelinha, em Vila Real. A cerimónia foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves e contou também com a presença do Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira, do autarca de Vila Real, Eng.º Rui Santos, o CODIS de Vila Real, Eng.º Álvaro Ribeiro, como também, do Reverendíssimo Bispo da Diocese de Vila Real, entidades civis e militares, bombeiros desta e outras corporações, deputados locais da Assembleia da República, representantes das Juntas de Freguesias da área de atuação da Cruz Verde, empresas colaboradoras da Associação, órgãos sociais e associados.

Esta infraestrutura resulta de um protocolo de cooperação entre a Escola Nacional de Bombeiros, a Federação dos Bombeiros do distrito, a Câmara Municipal de Vila Real e as duas Associações de Bombeiros da cidade, que visa a constituição de uma Unidade Local de Formação com o objetivo de desenvolver atividade formativa para os Bombeiros do Distrito de Vila Real e outros agentes de proteção civil, como também, empresas e diversas instituições que pretendem formar os seus elementos com as condições indispensáveis encontradas naquele local.

Read more

13 Julho, 2018
13 Jul 2018

Nubentes doam valor de lembranças de casamento aos Bombeiros da Cruz Verde

Substituindo as tradicionais entregas de lembranças aos convidados no seu casamento, os noivos Carlos Barros e Ana Cláudia optaram por alterar esse costume com uma doação aos bombeiros da Cruz Verde. Para tal, dirigiram-se ao Quartel Albano Silva, em Vila Real, pelas 17h00 do dia 15 de junho deste ano corrente e na presença de alguns bombeiros e órgãos socias entregaram um cheque-donativo.

A intenção deste casal foi doar o valor que estimaram gastar nas tradicionais lembranças de casamento e registar esse ato vídeograficamente. Assim, puderam exibir um vídeo durante o banquete, após a cerimónia matrimonial, dando desta forma a conhecer a cada um dos seus convidados, que aquele donativo é no fundo um pequeno contributo de cada um deles, proporcionando-lhes um sentimento de sensibilização na ajuda aos bombeiros voluntários portugueses.

Read more

30 Maio, 2018
30 Mai 2018

Homenagens da Cruz Verde no Dia Nacional do Bombeiro

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Bombeiro realizado no passado Domingo, dia 27 de Maio de 2018, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde celebrou esta efeméride com diversas solenidades.

Pelas 18.00 horas, iniciaram-se as comemorações com a formal receção aos convidados. De seguida, teve lugar a Sessão Solene no Salão Nobre do quartel, onde se homenagearam algumas individualidades pelos seus relevantes serviços prestados a esta Instituição. Foram conferidos os diplomas de Sócios Honorários aos antigos diretores desta Associação Dr. Manuel Lopes dos Prazeres e António Cardoso da Mota, e, o diploma de Sócio Benemérito ao empresário vila-realense Sr. Inácio Silva.

Read more