Notícias

31 Janeiro, 2020
31 Jan 2020

Visita de trabalho do Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

O Senhor Comandante Operacional Nacional, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa, visitou no passado dia 23 a nossa Associação e respetivo Corpo de Bombeiros.

Esta visita teve o propósito de ficar a conhecer os meios operacionais, o efetivo e as instalações do nosso Quartel, bem como a missão e principais atividades do Corpo de Bombeiros da Cruz Verde.

Antes de terminar visita, o Sr. Comandante Operacional Nacional assinou o Livro de Honra da Associação.

16 Janeiro, 2020
16 Jan 2020

Comemorações do 129º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde

No passado dia 1 de janeiro a Associação Humanitária da Cruz Verde comemorou o seu 129º aniversário. Numa quarta feira gélida, pela 8:00 da manhã iniciaram-se os festejos com a tradicional Alvorada, pelas nove da manhã deu-se a formatura com o hastear das bandeiras. Numa homenagem àqueles que antes de nós fizeram o caminho, procedeu-se ao desfile, continência e deposição de flores no monumento do bombeiro. Tudo o que somos e temos, deve-se ao exemplo dos mais velhos e à graça de Deus, pelo que foi celebrada a missa solene, com a presença do Exmo. Sr. Bispo de Vila Real D. António Augusto Azevedo.

Seguiu-se depois a solenidade da bênção de cinco viaturas, e a imposição de medalhas aos bombeiros que por diversas razões se distinguiram. Este foi um reconhecimento da bravura, persistência e dedicação e pela sua abnegação ao voluntariado. Tal como já vem sendo hábito, em formatura os bombeiros deslocaram-se aos Passos do Concelho para apresentar cumprimentos ao Executivo Municipal, agradecendo todo o apoio que sempre têm demonstrado a esta corporação de bombeiros, tendo o presidente da Associação, Coronel Joaquim Sabino, referido alguns constrangimentos e as perspetivas futuras e, o comandante Vitorino, feito uma breve análise das atividades decorridas ao longo do último ano. O presidente da autarquia, Eng. Rui Santos sublinhou o papel relevante dos bombeiros na nossa comunidade e na sociedade em geral.

Pela parte da tarde aconteceu uma singela receção aos bombeiros, sócios e familiares, agregando todos num objetivo comum, de cooperação e entrosamento de sinergias.

Por volta das 21 horas procedeu-se ao tradicional desfile pelas ruas da cidade, num propósito de agradecimento e regozijo para com a população.

24 Dezembro, 2019
24 Dez 2019

129º Aniversário da CRUZ VERDE

cartaz 129 (1)

10 Dezembro, 2019
10 Dez 2019

Cerimónia de Tomada de Posse do Comandante Vitorino Cardoso e Homenagem ao Sr. António Alberto Soares da Costa Barros

Decorreu no passado dia 24 de novembro no salão nobre do Quartel Albano Silva, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do nosso Corpo de Bombeiros, Comandante Manuel Vitorino Teixeira Cardoso, e a homenagem ao Ex-Secretário Geral da Associação, Sr. António Alberto Soares da Costa Barros. Este evento contou com a presença do Sr. Comandante Operacional Distrital, Eng. Álvaro Ribeiro, do Sr. Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real, Sr. Francisco Oliveira, do Sr. Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Jaime Marta Soares e do Sr. Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Vila Real, Eng. Carlos Silva, entre outras entidades militares, civis e religiosas. Foi uma cerimónia singela e marcada por momentos de grande significado, aliás na senda do historial e da tradição que desde sempre se verificou na Cruz Verde e contou com o seguinte programa:

  • Até às 17h30-Receção dos convidados
  • Formatura com honras regulamentares às entidades (CODIS, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Presidente da Câmara Municipal)
  • 17h45-Sessão Solene no Salão Nobre
  • Atuação do Grupo Coral dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde
  • Uso da Palavra do Presidente da Direção da AHBVVR – Cruz Verde
  • Leitura da Resenha Biográfica do Comandante do Corpo de Bombeiros
  • Leitura do Despacho de Homologação da Nomeação para o desempenho do cargo de Comandante
  • Imposição dos Galões de Comandante
  • Uso da Palavra do Comandante
  • Homenagem ao Sr. António Barros
    • Leitura da Resenha Biográfica do Sr. Barros
    • Entrega de Portfólio “Memórias António Barros AHBV-Cruz Verde”
    • Leitura do artigo do Regulamento de Distinções Honoríficas relativo à distinção atribuída ao Sr. Barros
    • Imposição da Distinção Honorífica
  • Uso da Palavra do Comandante Jaime Marta Soares – Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses
  • Uso da Palavra do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real (eventual)
  • Atuação do Grupo Coral dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde
  • 18h45-Magusto Convívio

 



12 Julho, 2019
12 Jul 2019

Assinatura de Protocolo entre os Bombeiros da Cruz Verde e a Escola Nacional de Bombeiros

152

Foi assinado, no passado dia 03 de julho, nas instalações da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), um protocolo entre os Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde e aquela entidade formadora e certificadora. O referido protocolo autoriza os Bombeiros da Cruz Verde a ministrar ações de formação certificadas e estruturadas pelo Centro de Serviços para Instituições e Empresas da ENB. As ações de formação decorrerão no Centro de Formação Externa, localizado na Rua Padre Norberto Pires Portelinha (junto do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus), em Vila Real.

Esta oferta formativa destinada a Instituições e Empresas tem como principal objetivo ajudar as entidades empregadoras a cumprir as exigências legais nas áreas de segurança no trabalho e segurança contra incêndio em edifícios, nomeadamente nas componentes de primeiros socorros e combate a incêndios.