Notícias

31 Maio, 2020
31 Mai 2020

Mensagem dia do Bombeiro 2020

Caros Bombeiros

Comemora-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro, uma efeméride de elevado significado que visa homenagear os “Soldados da Paz” pela sua permanente dedicação e empenho na defesa dos cidadãos e dos seus bens e na prestação de socorro às vítimas de acidentes e catástrofes.

A nossa Associação e o seu Corpo de Bombeiros promoviam, habitualmente nesta data, uma celebração que incluía, entre outros eventos, a homenagem pública aos Bombeiros de Portugal, junto ao monumento ao Bombeiro Voluntário, no Largo do Pioledo. Como é do conhecimento geral, dadas as circunstâncias em que vivemos, causadas pela pandemia da COVID-19, não poderemos este ano realizar tais cerimónias de homenagem, contudo, esperemos o ensejo de novamente as concretizar em 2021.

Os tempos conturbados que infelizmente temos vivido evidenciaram, uma vez mais, a importância das Associações Humanitárias e dos seus Corpos de Bombeiros, como principais agentes do sistema de proteção civil. A Cruz Verde esteve sempre e ainda está na linha da frente desta terrível luta contra um inimigo invisível, por isso, em nome da Direção, quero neste dia Nacional do Bombeiro deixar uma mensagem de gratidão ao Comando e ao Corpo de Bombeiros, pela forma irrepreensível da sua atuação nesta pandemia, pelo sentido de responsabilidade e pelo extraordinário exemplo de abnegação com que souberam superar e antecipar as dificuldades que esta nova realidade lhes veio impor. Estão por isso de parabéns e merecem o nosso respeito e admiração.

Estamos agora a iniciar uma época que exige das nossas bombeiras e dos nossos bombeiros uma particular entrega, espírito de sacrifício e disponibilidade, na observância dos compromissos assumidos para o DECIR 2020. Sei bem da competência e da aptidão técnica que possuem para integrarem o dispositivo de combate aos incêndios rurais, peço-vos, contudo, uma permanente preocupação com a vossa segurança individual e a de equipa, no decurso de cada desempenho operacional, cumprindo de forma irrepreensível a missão que vos está confiada.

Parabéns por este dia do Bombeiro, bem hajam.

Vila Real, 30 de maio de 2020

 

O Presidente da Direção

Joaquim do Cabo Sabino

 

18 Março, 2020
18 Mar 2020

COMUNICADO DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

COMUNICADO DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
15 Março, 2020
15 Mar 2020

PLANO DE CONTINGÊNCIA CORONAVIRUS – COVID-19

SKMBT_C22420031520170
31 Janeiro, 2020
31 Jan 2020

Visita de trabalho do Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

O Senhor Comandante Operacional Nacional, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General Duarte da Costa, visitou no passado dia 23 a nossa Associação e respetivo Corpo de Bombeiros.

Esta visita teve o propósito de ficar a conhecer os meios operacionais, o efetivo e as instalações do nosso Quartel, bem como a missão e principais atividades do Corpo de Bombeiros da Cruz Verde.

Antes de terminar visita, o Sr. Comandante Operacional Nacional assinou o Livro de Honra da Associação.

16 Janeiro, 2020
16 Jan 2020

Comemorações do 129º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde

No passado dia 1 de janeiro a Associação Humanitária da Cruz Verde comemorou o seu 129º aniversário. Numa quarta feira gélida, pela 8:00 da manhã iniciaram-se os festejos com a tradicional Alvorada, pelas nove da manhã deu-se a formatura com o hastear das bandeiras. Numa homenagem àqueles que antes de nós fizeram o caminho, procedeu-se ao desfile, continência e deposição de flores no monumento do bombeiro. Tudo o que somos e temos, deve-se ao exemplo dos mais velhos e à graça de Deus, pelo que foi celebrada a missa solene, com a presença do Exmo. Sr. Bispo de Vila Real D. António Augusto Azevedo.

Seguiu-se depois a solenidade da bênção de cinco viaturas, e a imposição de medalhas aos bombeiros que por diversas razões se distinguiram. Este foi um reconhecimento da bravura, persistência e dedicação e pela sua abnegação ao voluntariado. Tal como já vem sendo hábito, em formatura os bombeiros deslocaram-se aos Passos do Concelho para apresentar cumprimentos ao Executivo Municipal, agradecendo todo o apoio que sempre têm demonstrado a esta corporação de bombeiros, tendo o presidente da Associação, Coronel Joaquim Sabino, referido alguns constrangimentos e as perspetivas futuras e, o comandante Vitorino, feito uma breve análise das atividades decorridas ao longo do último ano. O presidente da autarquia, Eng. Rui Santos sublinhou o papel relevante dos bombeiros na nossa comunidade e na sociedade em geral.

Pela parte da tarde aconteceu uma singela receção aos bombeiros, sócios e familiares, agregando todos num objetivo comum, de cooperação e entrosamento de sinergias.

Por volta das 21 horas procedeu-se ao tradicional desfile pelas ruas da cidade, num propósito de agradecimento e regozijo para com a população.