Notícias

12 Maio, 2017
12 Mai 2017

Inauguração de Exposição de Carros em Miniatura de Bombeiros

Ontem pelas 18h30, inaugurou-se a exposição temporária de carros em miniatura de bombeiros, no Salão Nobre do quartel dos bombeiros voluntários de Vila Real – Cruz Verde, pertencentes ao espólio do colecionador Luís Magalhães, bombeiro voluntário desta corporação.

Antes de entrar para o Salão Nobre, foram dirigidas algumas palavras de boas vindas aos convidados presentes, prenunciadas pelo Sr. Presidente da Direção, Carlos Moreira. A apresentação da biografia do colecionador ficou ao cargo do Sr. Vice-presidente da Direção, Joaquim do Cabo Sabino, salientando o gosto e dedicação de Luís Magalhães pelo colecionismo alusivo à temática dos bombeiros, assim como, o número de peças expostas que ultrapassam as 2500 unidades.

Já dentro do Salão Nobre, Luís Magalhães guiou os convidados e explicou a tipologia dos diversos conjuntos de peças apresentadas em diversos expositores. Aproveitou também para explicar a evolução da sua coleção. A cerimónia prosseguiu com um momento de convívio, servido com um Porto de Honra.

Esta exposição estará aberta ao público desde o dia 12 de Maio até ao dia 14 de junho próximo. Para além das viaturas em miniatura, podem ser vistos outros objetos como capacetes, bombeiros de chumbo, moedas sobre a temática dos bombeiros e brindes variados.

Galeria de imagens:

11052017 Inauguração Expo Carros Miniatura - Cruz Verde (1)

As boas vindas do Presidente da Direção

11052017 Inauguração Expo Carros Miniatura - Cruz Verde (2)

Apresentação da exposição aos convidados

11052017 Inauguração Expo Carros Miniatura - Cruz Verde (3)

Apresentação da exposição aos convidados

11052017 Inauguração Expo Carros Miniatura - Cruz Verde (4)

Convívio entre os convidados

11052017 Inauguração Expo Carros Miniatura - Cruz Verde (5)

Convívio entre os convidados

11052017 Inauguração Expo Carros Miniatura - Cruz Verde (6)

O colecionador Luís Magalhães

Fotografias de Luís Ribeiro

11 Abril, 2017
11 Abr 2017

Exercício em Grande Ângulo promovido pela Cruz Verde

No âmbito do desafio lançado pelo CDOS de Vila Real aos Corpos de Bombeiros, os Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde receberam e coordenaram no passado dia 8 de abril, o 2º treino conjunto de Técnicas de Salvamento em Grande Ângulo no Distrito de Vila Real.
Contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, Cruz Branca, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, e com as equipas convidadas do Peso da Régua e da Equipa de Busca e Resgate em Montanha da 5ª Companhia do Grupo de Intervenção, de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR. O objetivo principal era a partilha de conhecimentos, técnicas e métodos de atuação dos diferentes Agentes de Proteção Civil face aos diversos cenários apresentados.
O treino foi realizado nas escarpas do Rio Corgo, na freguesia de Vila Real, local de difícil acesso, apresentando características privilegiadas para a realização de atividades ligadas ao desporto e lazer, tais como a prática de escalada, caminhadas, entre outros.
O exercício contou com a participação de cerca de quarenta operacionais dos Corpos de Bombeiros e da Equipa dos GIPS da GNR e com a presença do 2º CODIS de Vila Real Manuel Machado da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

Exercício em Grande Ângulo promovido pela Cruz Verde (2)

Exercício em Grande Ângulo promovido pela Cruz Verde (3)

14 Março, 2017
14 Mar 2017

Secretário de Estado da Administração Interna visitou a Cruz Verde

De passagem por Vila Real, ontem pelo meio-dia, o Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, fez uma visita de cortesia ao quartel ‘Albano Silva’, sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde. Foi recebido pelo Presidente da Direção e Comandante, Carlos Moreira e Miguel Fonseca, respetivamente. A espera estavam os elementos do corpo de bombeiros da Cruz Verde de Vila Real, que formaram no largo em frente ao seu quartel, prestando-lhe continência.

O Presidente da Direção, Carlos Moreira, guiou o Sr. Secretário de Estado e a comitiva que o acompanhava para visitar as instalações, passando pela zona de exposições temporárias, os parques das viaturas e o Salão Nobre. De seguida, o Secretário de Estado foi convidado a entrar na sala da Direção para assinar no livro de Honra da Cruz Verde, deixando assim o seu testemunho de passagem por aquele quartel. No uso da palavra, o Presidente da Direção aproveitou o momento para agradecer esta visita e focou-se em assuntos interventivos sobre a missão dos bombeiros voluntários, como também, os projetos e necessidades da Cruz Verde.

Após esta receção, a visita prosseguiu no estaleiro do futuro Centro Operacional de Formação e Instrução da Cruz Verde, para mostrar o desenvolvimento daquela obra.

Visita SEAI Jorge Gomes BV Vila Real Cruz Verde (1)

Visita SEAI Jorge Gomes BV Vila Real Cruz Verde (2)

Visita SEAI Jorge Gomes BV Vila Real Cruz Verde (3)

Visita SEAI Jorge Gomes BV Vila Real Cruz Verde (4)

Visita SEAI Jorge Gomes BV Vila Real Cruz Verde (5)

Visita SEAI Jorge Gomes BV Vila Real Cruz Verde (6)

Fotografias de Luís Ribeiro

10 Março, 2017
10 Mar 2017

Convocatória de Assembleia Geral para o dia 29 de Março

De harmonia com o disposto no nº 2 alínea b) do Artº 46º dos Estatutos desta Associação Humanitária, convoco a Assembleia Geral, constituída pelos Associados em pleno uso dos seus direitos sociais, para reunir em Assembleia Geral, ordinária, pelas 20.30 horas do dia 29 de Março, no Salão Nobre desta Associação com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Apreciação e votação do Balanço, Relatório e Contas da Gerência do ano de 2016.

2 – Tempo regulamentar para apreciar qualquer outro assunto com interesse para a vida da Associação.

Se a hora marcada não tiver comparecido o número legal de sócios, a mesma terá lugar meia hora depois com qualquer número de associados presentes.

2 Janeiro, 2017
02 Jan 2017

Cruz Verde festeja 126 anos da sua fundação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde celebrou o 126 º aniversário da sua fundação, com início no dia 1 de dezembro de 2016 e final no dia 1 de Janeiro de 2017.

A 1 de Dezembro de 2016 os bombeiros, diretores e associados dirigiram-se aos cemitérios de São Dinis e Santa Iria, onde prestaram homenagem aos bombeiros falecidos ali sepultados.

No dia 28 Dezembro, antes do jantar de aniversário, procedeu-se no Salão Nobre do quartel, ao reforço do quadro de comando deste corpo de bombeiros com a tomada de posse do 2º Comandante, Ricardo Costa e do Adjunto de Comando, José Freitas. O ambiente foi caloroso, tendo a mesa da Assembleia Geral e a plateia dado votos de confiança a estes novos elementos nas suas novas funções.

Assembleia Geral

Presidente da Direção cumprimentando o 2º Comandante Ricardo Costa

Imposição das insígnias ao Adjunto de Comando José Freitas

Pelas 20h30 realizou-se o jantar de fim de ano e aniversário da Cruz Verde, que mais uma vez teve lugar no Hotel Miracorgo com o alto patrocínio do seu diretor, Dr. Alberto Carvalho. O jantar proporcionou aos presentes, um momento de reunião e convívio, que contou com os elementos do corpo ativo, associados, diretores, colaboradores, camaradas de outras corporações de bombeiros, presidentes das juntas de freguesia da área de atuação da Cruz Verde, entidades civis e militares, elementos do grupo coral e da fanfarra, assim como convidados.

Jantar de aniversário no Hotel Miracorgo

Durante o jantar houve tempo para uma atuação musical dedicada aos bombeiros, interpretado por Inês Martins, elemento do Grupo Coral da Cruz Verde.

No período de intervenções, o Presidente da Direção, Engº Carlos Moreira, agradeceu a presença de todos, bem como a prestimosa ajuda do Dr. Alberto Carvalho e o tratamento exemplar por todo o pessoal do Hotel Miracorgo.

O Vereador Engº Carlos Silva felicitou a Cruz Verde pelos 126 anos da sua fundação e reforçou as suas palavras com um agradecimento aos corpos de bombeiros do Concelho.

Tal como há 126 anos atrás, no dia 1 de Janeiro, os bombeiros Vilarealenses, como eram designados à época, formaram em frente ao quartel, para a última jornada das comemorações deste aniversário.

Procederam ao hastear das bandeiras e seguiram até ao Largo do Pioledo para prestar homenagem aos Bombeiros, junto do monumento ali existente.

Pelas 10h, teve lugar na igreja de São Pedro uma missa solene em memória aos bombeiros e sócios falecidos, celebrada por sua Exª Reverendíssima D. Amândio Tomás, Bispo de Vila Real.

No final da eucaristia, no Largo dos Bombeiros, procedeu à bênção de duas novas ambulâncias para o transporte de doentes, que a Associação adquiriu para reforçar a sua frota.

A honra de apadrinhar estas viaturas coube ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Engº Rui Santos, e à Dra. Ana Luísa Macedo Barros, batizando-as de “Cidade de Vila Real” e “Angelina”, respetivamente.

Ao final da manhã, cumprindo com a tradição, o comando e corpo de bombeiros desfilaram até à Câmara Municipal de Vila Real, acompanhados de diretores, associados e populares para apresentarem cumprimentos ao Executivo Municipal.

Da parte da tarde, no quartel, teve lugar o habitual convívio com animação e lanche para todos, estando o quartel aberto para receber amigos e associados.

Autarca de Vila Real, Engº Rui Santos e Drª Ana Barros entre o Presidente da Direção e o Comandante da Cruz Verde

Apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal

Fotografias de António Carvalho (Goarte)