124 anos de COMPROMISSO
124 anos de COMPROMISSO com a VIDA e com a população de VILA REAL
Iniciando-se um novo ano, os Bombeiros de Vila Real – Cruz Verde, como é a sua centenária tradição desfilaram pelas ruas da cidade, apresentaram-se à população, disseram «presente» e renovaram, perante todos, um compromisso forte, integro e feito de coragem, capaz de enfrentar obstáculos e de abraçar todas as oportunidades que resultam de continuarem a existir homens e mulheres com vontade de servir o próximo; das famílias continuarem a ser o elo mais forte no apoio de retaguarda aos bombeiros; da associação ir garantindo o apoio logístico, a gestão e a viabilidade financeira; das diversas entidades e do Estado assumirem os seus compromissos e obrigações; dos sócios, beneméritos e amigos continuarem a apoiar a Associação.
Os Bombeiros de Vila Real – Cruz Verde são Voluntários, mas são profissionais na atuação; doam o seu tempo pessoal e familiar para socorrer, para salvar, para obterem formação, para voluntariamente fazerem piquetes assegurando a permanência diária de bombeiros no quartel; atuam em teatros de operações cada vez mais exigentes e com perigos extremos.
E porque «só salva quem sabe» a Direção da Associação dos Bombeiros de Vila Real – CRUZ VERDE, assumiu mais um compromisso com a população de Vila Real, com a região e com o país, decidiu construir um Centro de Instrução e Formação continuando assim a dar prioridade à formação dos Bombeiros. De momento decorre a construção da 1ª fase e cujas obras estão já em vias de conclusão.
O Centro tem cerca de 4 000 m2, já é dotado de um pavilhão multiusos com cerca 550 m2; tem espaço coberto para formação exterior; possui uma torre/ casa escola com cerca 38 metros de altura, com rede de túneis para treino de busca e salvamento em espaços confinados; está preparado para treino e formação e extinção de fogos urbanos/exercícios de ventilação com fosso interior para treino e resgate em poços confinados, estrutura para linhas de resgate em grande ângulo, calhas exteriores para formação de escadas de lances e de ganchos; vai estar dotado de anexos com contentores metálicos para formação com fogo real; possui três salas de formação e balneários; espaço para verificar extintores; bloco com tinas de queima para formação com extintores. De momento estão a aguardar que abram os fundos comunitários do QREN para o lançamento da 2ª fase.
Terminada esta 1ª fase, já será possível dar formação a todos os bombeiros na área dos fogos florestais e urbanos, centralizando a parte teórica e prática num complexo formativo de excelência, dado o conjunto de infraestruturas agora criadas.
Este Centro servirá assim para dar formação aos bombeiros da corporação, mas também aos bombeiros de muitas outras corporações vizinhas que não possuem este tipo de infraestruturas e ainda dar formação solicitada por empresas e indústrias. É de salientar que será possível que a Escola Nacional de Bombeiros certifique este Centro de Formação e Instrução como «Unidade Local de Formação», inserida na política de descentralização formativa preconizada pela ENB, a cujo objetivo visa aproximar a formação de acesso na carreira de bombeiro, minimizando as deslocações dos bombeiros, proporcionando-lhes, também, horários mais compatíveis com as suas atividades profissionais dado que, a maioria dos soldados da paz dedica-se voluntariamente às missões de proteção e socorro.
Do compromisso dos Bombeiros com a população de Vila Real fez também parte a tradição de cumprir o programa de aniversário de que se salienta a deposição de flores ao monumento do bombeiro, missa solene com a participação brilhante do Coro dos Bombeiros e com a presença do reverendíssimo Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, que se dirigiu aos Bombeiros como «anjos da paz», «promotores da paz», dado o seu exemplo de solidariedade, de compromisso com o seu semelhante, com a pessoa humana e que se traduz num exercício diário de cidadania e de humanismo. No final da missa os bombeiros deslocaram-se aos dois cemitérios da cidade prestando sentida homenagem aos bombeiros e diretores já falecidos. Seguidamente procederam a apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal. A tarde foi de convívio entre bombeiros e famílias, o desfile noturno encerrou as comemorações.
Ano após ano e já lá vão 124 de existência, os bombeiros renovaram, mais uma vez com determinação, vontade e convicção, o COMPROMISSO com a população de Vila Real, com a região e com o país: socorrer, salvar e, se necessário, dar «vida por vida».