1 Janeiro, 2012
01 Jan 2012

1º de Janeiro de 2012 Comemoração do 121º aniversário

As comemorações dos 121 anos prosseguiram no dia 1 de Janeiro de 2012 com a visita ao monumento do Bombeiro. Este dia teve um momento alto com a celebração da missa por D. Amândio Tomaz, que já tinha honrado a Associação com a sua presença na cerimónia de 28 de Dezembro, e que presidiu à missa acompanhado pelo Sr. Padre Arnaldo. Na sua homilia, D. Amândio Tomaz, realçou a importância dos “soldados da paz” na vida de toda a comunidade, felicitando os Bombeiros da CRUZ VERDE, pelos 121 anos da sua existência, desejando-lhes os maiores êxitos e o desejo de que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários consiga de todos os cristãos de Vila Real e de todas as Pessoas de Boa Vontade o apoio e reconhecimento que merecem e lhes é devido. É de salientar que a missa mereceu de todos os presentes um voto de felicitações pela participação dos Bombeiros na organização de todos os momentos da eucaristia. Os Bombeiros apresentaram pela primeira vez o seu Grupo Coral revelando que também possuem dotes na área musical, tendo com os seus cânticos sensibilizado muitos dos presentes com a sua qualidade.

Após a atribuição de condecorações a alguns Bombeiros, a Corporação desfilou pelas ruas da cidade. Foi significativo de entre os presentes a assistir às cerimónias a presença de antigos Comandantes, Graduados e Bombeiros, destacando-se a figura do Chefe Simão, devidamente fardado e que há aproximadamente 40 anos que não estava presente no 1º de Janeiro, por estar a viver em Lisboa.

A cerimónia prosseguiu com os Bombeiros a dirigirem-se ao cemitério de S. Dinis, onde foi prestada homenagem aos bombeiros e directores já falecidos. Após este momento foram à Câmara Municipal apresentar os tradicionais cumprimentos, terminando com a romagem ao Cemitério de Stª Iria.

Durante a tarde, bombeiros, familiares, associados e Órgãos Sociais conviveram e cantaram os parabéns à Associação pelo seu 121º aniversário.

As comemorações encerraram com o tradicional desfile da noite pelas ruas da cidade, acompanhado por familiares do Corpo de Bombeiros, directores, associados e muitos amigos da Cruz Verde.

Tags: