Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde
Os Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde deram continuidade ás comemorações do seu 127º aniversário, que teve inicio do passado dia 1 de Dezembro (data da sua Fundação), tendo as atividades recomeçado no passado dia 27 de Dezembro, com o tradicional jantar de Fim de Ano/aniversário no Hotel Miracorgo, com a presença de toda a família da Cruz Verde, assim como autoridades locais, representantes de algumas Associações/C.B. da região, beneméritos e benfeitores.
O Presidente da Direção, Engº Carlos Moreira, dirigiu na ocasião palavras de agradecimento pela presença de todos e realçou o esforço realizado por todos os bombeiros no passado verão, não apenas no respeitante aos incêndios que assolaram o país e a região, mas também por todas as atividades em que os bombeiros se empenharam. Manifestando o seu reconhecimento por os bombeiros saberem ocupar o seu lugar e não falharem quando a sua presença é necessária, como se viu ainda agora com as inundações e quedas de árvores que não deram tréguas aos nossos homens.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Engº Rui Santos, depois de ter saudado os bombeiros e Órgãos Sociais da Associação, agradeceu também o trabalho dos bombeiros, não só pelo trabalho desenvolvido durante o verão passado, mas também para todas as ações para que são chamados, tais como acidentes e outras emergências para que são chamados, veja-se a sua ação nos últimos dias de tempestade. Afirmou ainda que em Vila Real, ninguém pode substituir os bombeiros, tendo também prometido todo o apoio necessário ás duas Corporações do Concelho.
No dia 1 de Janeiro (em que se comemora o dia em que o Corpo de Bombeiros foi apresentado ao público) depois da alvorada, assinalada com uma salva de morteiros, procedeu-se á formatura geral e hastear das bandeiras, a que se segui a continência e o desfile até ao Pioledo, onde foi colocada uma coroa de flores no monumento ao Bombeiros.
Pelas 10.00 horas foi celebrada a Missa na igreja de S. Pedro por Sua Rev. o Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomaz e abrilhantada pelo coro dos Bombeiros da Cruz Verde dirigido pelo Prof. Vasco Sousa.
Pelas 11.00 horas seguiu-se a imposição de medalhas e a promoção de dois novos Chefes, onde também estiveram presentes elementos da comunidade e algumas autoridades.
As comemorações continuaram com desfile até á Câmara Municipal, onde foram apresentados os tradicionais cumprimentos à Câmara Municipal onde foram recebidos por todo o executivo camarário.
Durante a tarde realizou-se a receção aos bombeiros, sócios e familiares, associados e amigos onde confraternizaram com um apetitoso lanche.
As festividades terminaram pelas 21.30 horas, com um desfile pelas ruas da cidade.
Texto: António Barros
Fotografia: António Carvalho