Homenagens da Cruz Verde no Dia Nacional do Bombeiro
No âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Bombeiro realizado no passado Domingo, dia 27 de Maio de 2018, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde celebrou esta efeméride com diversas solenidades.
Pelas 18.00 horas, iniciaram-se as comemorações com a formal receção aos convidados. De seguida, teve lugar a Sessão Solene no Salão Nobre do quartel, onde se homenagearam algumas individualidades pelos seus relevantes serviços prestados a esta Instituição. Foram conferidos os diplomas de Sócios Honorários aos antigos diretores desta Associação Dr. Manuel Lopes dos Prazeres e António Cardoso da Mota, e, o diploma de Sócio Benemérito ao empresário vila-realense Sr. Inácio Silva.
Nesta Sessão Solene, houve ainda um momento para uma condecoração especial ao Reverendíssimo Bispo da Diocese de Vila Real, Dom Amândio Tomás, com a atribuição da medalha da Associação de Serviços Distintos – Grau Ouro. Esta atribuição deveu-se como forma de reconhecimento pela forma como abraçou a causa dos bombeiros que muito contribuiu para o crescimento e bem-estar desta Associação.
A Homenagem foi brindada com um momento musical com a atuação da Banda de Música de Mateus e também do Grupo Coral dos Bombeiros da Cruz Verde, que nessa tarde abrilhantaram o Nobre Salão da Cruz Verde. A excelente exibição demonstrada incitou os presentes a saudarem estas coletividades com cordiais ovações e aplausos.
Após estes momentos procedeu-se à bênção de três viaturas que vieram enriquecer a frota da Cruz Verde. Estas viaturas vêm contribuir para uma melhor resposta no socorro às populações que servimos. Sendo uma VOPE (Veículo para Operações Específicas) cedido pela EDP e apadrinhado pelo Sr. Eng.º Paulo Torrão, em representação do Diretor da área de Redes do Norte, Eng.º José Miguel Santos; Uma ABTM (Ambulância de Transportes Múltiplos) apadrinhada pelos meninos Ana e Afonso Fonseca, filhos do Comandante Miguel Fonseca; Um VFCI (Veículo Florestal de Combate à Incêndios) apadrinhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vila Real, Eng.º Francisco Rocha, a que foi dado o nome de Carvalho Araújo em homenagem ao Herói vila-realense.
No uso da palavra, o presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, Carlos Moreira, agradeceu aos convidados por estarem presentes nestas comemorações e convidou a todos para um lanche-convívio.
Por fim, cerca da 21.00 horas, estas Comemorações terminaram com um tradicional desfile da Corporação da Cruz Verde, com apresentação de continências e imposição de um ramo de flores ao Monumento do Bombeiro e desfile pelas ruas da cidade.
Galeria de imagens:
Fotografias: António Carvalho (Goarte)