Notícias

30 Novembro, 2023
30 Nov 2023

ASSEMBLEIA GERAL – CONVOCATÒRIA

SKM_C250i23113022370
21 Março, 2023
21 Mar 2023

CONVOCATÓRIA ASSEMBELEIA GERAL

SKM_C250i23032115060
18 Março, 2022
18 Mar 2022

CONVOCATÓRIA ASSEMBELEIA GERAL

Assembleia Geral
9 Novembro, 2021
09 Nov 2021

BÊNÇÃO E BATISMO DO VEICULO DE APOIO ESPECIAL

 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde, realizou no passado sábado, dia 6 de novembro do presente ano a bênção e batismo do Veículo de Apoio Logístico Especial VALE 01.

A tarde começou pelas 14h30 com a receção aos convidados e apresentação da Força em parada às Entidades com direito a cumprimento, seguindo-se a alocução alusiva ao evento pelo Presidente da Direção da Associação, Joaquim do Cabo Sabino.

A bênção do veículo foi realizada por sua Exa. Reverendíssima D. António Augusto Azevedo, Bispo da Diocese de Vila Real, um momento solene e marcante para todos os presentes.

Pelas 15h30, procedeu-se ao batismo do veículo, realizado pelo Sr. Charles Symington, Deputy CEO da Symington Family Estates, Vinhos, S.A, sendo destapada a placa colocada na viatura, com os nomes do padrinho e da Empresa benemérita e a data do batismo, seguindo-se com a abertura de uma garrafa de champagne cujo líquido foi vertido sobre a viatura como símbolo de alegria, e de prosperidade, como manda a tradição.

Foi também realizada a entrega de um diploma de Sócio Benemérito desta Associação à Symington  Family Estates, Vinhos S.A. como forma de agradecimento e de cooperação.

Seguiu-se pelas 15h50 a imposição de divisas aos bombeiros que frequentaram com sucesso a escola de promoção de bombeiros de 2ª classe e a entrega de capacetes urbanos à Escola de recrutas de 2019.

Por último, decorreu um momento de confraternização e convívio, no parque do ambulatório com um lanche simpático e variado em que incluiu um magusto e caldo verde.

Este veículo de apoio logístico especial, veio juntar-se às 27 viaturas operacionais de que este corpo de bombeiros dispõe. Nesta solene cerimónia, tivemos o prazer de contar com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, pelos vereadores da Câmara Municipal Dr. Alexandre Favaios e Eng. Carlos Silva, pelo Presidente da Liga dos Antigos Combatentes Coronel Francisco Vaz, pelo representante do Presidente da Junta, Professor Ribeiro, pela Diretora Regional da Segurança Social Dr.ª Eugénia Almeida, bem como dos representantes do R.I 13, da GNR e da PSP, entre outras entidades que amavelmente nos contemplaram com a sua presença.

Esta cerimónia foi abrilhantada pela atuação da fanfarra desta Associação Humanitária, bem como pelas vozes valorosas do nosso grupo coral.

A Direção desta Associação agradece a todos os presentes, pelo apoio e boa disposição que marcaram esta cerimónia.

 

 


 

22 Julho, 2021
22 Jul 2021

GRUPO CORAL DOS BOMBEIROS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA VILA REAL- CRUZ VERDE

Fundado em 2011 o Grupo Coral do Bombeiros da Associação Humanitária Vila Real – Cruz Verde, manteve-se desde então em atividade, dando vez e voz àqueles Bombeiros que, para além da sua atividade e dedicação às causas sociais, também arranjam tempo e gosto para participar de forma colaborativa num trabalho de grupo com inúmeros benefícios pessoais e de grupo.

Um dos muitos benefícios é o convívio social, a superação da individualidade, a melhoria da concentração e aumento do foco. Este tipo de atividade aumenta a capacidade de conhecer a nossa forma de respirar, o nosso equilíbrio, dando-nos maior consciência corporal através da execução de diferentes exercícios fonéticos. Aumenta a consciência do timbre necessário, o ritmo musical, a leitura das partituras, o ouvir e executar o que a maestrina pretende. O coro ajuda-nos a saber lidar com o público através das diferentes apresentações.

As relações interpessoais são calorosas, informais, solidárias e centradas na emotividade, havendo um empenhamento pessoal, muito motivada pela liderança a professora Fátima Fraga.

Para este grupo o que conta efetivamente é o reconhecimento e a gratificação emocional. Cada um está atento àquilo que deve dar aos outros; atribuindo importância ao empenho para melhorar a qualidade de suas próprias contribuições.

Antes do ensaio começar, os assuntos vão surgindo e cria-se um ambiente de cumplicidade, satisfação e companheirismo. Trocam-se informações sobre os familiares, ou a organização, sugestões sobre a agenda das diferentes atuações, sejam elas de cariz religioso ou social.

Cantar alivia a alma e potencia a noção de solidariedade humana… requer do indivíduo uma participação anónima na construção da identidade do grupo e da Associação Humanitária. A participação no grupo coral, vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a musicoterapia, psicologia, a antropologia…o ser humano como ser eminentemente social, solidário e humanista.

Obrigada Sr. Presidente pelo apoio… obrigada Fátima Fraga pela resiliência e empenho… Obrigada Bombeiros pela participação, , obrigada a todos aqueles que não sendo bombeiros efetivos…são bombeiros de coração…obrigada aos que participaram no coro antes, aos que participam agora, aos que ainda irão participar…obrigada à comunidade que nos escuta…nas mais diferentes situações…atuações religiosas e profana…

Bem hajam a todos!!!!