Notícias

22 Julho, 2021
22 Jul 2021

GRUPO CORAL DOS BOMBEIROS DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA VILA REAL- CRUZ VERDE

Fundado em 2011 o Grupo Coral do Bombeiros da Associação Humanitária Vila Real – Cruz Verde, manteve-se desde então em atividade, dando vez e voz àqueles Bombeiros que, para além da sua atividade e dedicação às causas sociais, também arranjam tempo e gosto para participar de forma colaborativa num trabalho de grupo com inúmeros benefícios pessoais e de grupo.

Um dos muitos benefícios é o convívio social, a superação da individualidade, a melhoria da concentração e aumento do foco. Este tipo de atividade aumenta a capacidade de conhecer a nossa forma de respirar, o nosso equilíbrio, dando-nos maior consciência corporal através da execução de diferentes exercícios fonéticos. Aumenta a consciência do timbre necessário, o ritmo musical, a leitura das partituras, o ouvir e executar o que a maestrina pretende. O coro ajuda-nos a saber lidar com o público através das diferentes apresentações.

As relações interpessoais são calorosas, informais, solidárias e centradas na emotividade, havendo um empenhamento pessoal, muito motivada pela liderança a professora Fátima Fraga.

Para este grupo o que conta efetivamente é o reconhecimento e a gratificação emocional. Cada um está atento àquilo que deve dar aos outros; atribuindo importância ao empenho para melhorar a qualidade de suas próprias contribuições.

Antes do ensaio começar, os assuntos vão surgindo e cria-se um ambiente de cumplicidade, satisfação e companheirismo. Trocam-se informações sobre os familiares, ou a organização, sugestões sobre a agenda das diferentes atuações, sejam elas de cariz religioso ou social.

Cantar alivia a alma e potencia a noção de solidariedade humana… requer do indivíduo uma participação anónima na construção da identidade do grupo e da Associação Humanitária. A participação no grupo coral, vai além das questões musicais e converte-se numa atividade que envolve a sociologia, a musicoterapia, psicologia, a antropologia…o ser humano como ser eminentemente social, solidário e humanista.

Obrigada Sr. Presidente pelo apoio… obrigada Fátima Fraga pela resiliência e empenho… Obrigada Bombeiros pela participação, , obrigada a todos aqueles que não sendo bombeiros efetivos…são bombeiros de coração…obrigada aos que participaram no coro antes, aos que participam agora, aos que ainda irão participar…obrigada à comunidade que nos escuta…nas mais diferentes situações…atuações religiosas e profana…

Bem hajam a todos!!!!

13 Dezembro, 2020
13 Dez 2020

NOTA DE FALECIMENTO

SKMBT_C22420121312580

10 Dezembro, 2020
10 Dez 2020

COMUNICAÇÃO DA DIREÇÃO

Comunicado da Direção
22 Outubro, 2020
22 Out 2020

Simulacros Realizados no Aeródromo Municipal de Vila Real para Testes de Plano de Emergência.

“Mantendo o nível de proximidade e cooperação com o Município de
Vila Real os Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde marcaram
presença nos simulacros realizados no Aeródromo Municipal de Vila
Real, testando Plano de emergência.

No dia 25/09/2020 foi realizado um simulacro na infraestrutura de
suporte ao Aeródromo sendo simulado um incendio na infraestrutura com
vitimas envolvidas, havendo a participação dos Bombeiros Voluntários
de Vila Real – Cruz Verde e dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca.

Anteriormente e dado a uma necessidade de apoio foi dada formação no
dia 24/09/2020 aos elementos pertencentes ao Aeródromo, referente ao
uso e manuseio de extintores.

Culminando no simulacro realizado no dia 01/10/2020 á escala total
contando com a envolvência dos Bombeiros Voluntários de Vila Real –
Cruz Verde, dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca, do SMPC do
Município de Vila Real.”

 

 

31 Maio, 2020
31 Mai 2020

Mensagem dia do Bombeiro 2020

Caros Bombeiros

Comemora-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro, uma efeméride de elevado significado que visa homenagear os “Soldados da Paz” pela sua permanente dedicação e empenho na defesa dos cidadãos e dos seus bens e na prestação de socorro às vítimas de acidentes e catástrofes.

A nossa Associação e o seu Corpo de Bombeiros promoviam, habitualmente nesta data, uma celebração que incluía, entre outros eventos, a homenagem pública aos Bombeiros de Portugal, junto ao monumento ao Bombeiro Voluntário, no Largo do Pioledo. Como é do conhecimento geral, dadas as circunstâncias em que vivemos, causadas pela pandemia da COVID-19, não poderemos este ano realizar tais cerimónias de homenagem, contudo, esperemos o ensejo de novamente as concretizar em 2021.

Os tempos conturbados que infelizmente temos vivido evidenciaram, uma vez mais, a importância das Associações Humanitárias e dos seus Corpos de Bombeiros, como principais agentes do sistema de proteção civil. A Cruz Verde esteve sempre e ainda está na linha da frente desta terrível luta contra um inimigo invisível, por isso, em nome da Direção, quero neste dia Nacional do Bombeiro deixar uma mensagem de gratidão ao Comando e ao Corpo de Bombeiros, pela forma irrepreensível da sua atuação nesta pandemia, pelo sentido de responsabilidade e pelo extraordinário exemplo de abnegação com que souberam superar e antecipar as dificuldades que esta nova realidade lhes veio impor. Estão por isso de parabéns e merecem o nosso respeito e admiração.

Estamos agora a iniciar uma época que exige das nossas bombeiras e dos nossos bombeiros uma particular entrega, espírito de sacrifício e disponibilidade, na observância dos compromissos assumidos para o DECIR 2020. Sei bem da competência e da aptidão técnica que possuem para integrarem o dispositivo de combate aos incêndios rurais, peço-vos, contudo, uma permanente preocupação com a vossa segurança individual e a de equipa, no decurso de cada desempenho operacional, cumprindo de forma irrepreensível a missão que vos está confiada.

Parabéns por este dia do Bombeiro, bem hajam.

Vila Real, 30 de maio de 2020

 

O Presidente da Direção

Joaquim do Cabo Sabino