Recrutamento
Candidaturas
Processo de Candidatura
A candidatura é apresentada em boletim próprio para o efeito, devidamente preenchido e acompanhado de cópias dos seguintes documentos:
- Fotocópia do C. C.
- Fotocópia da carta de condução
- Fotocópia do Certificado de Habilitações
- Fotocópia documento comprovativo do Grupo Sanguíneo
Procedimentos
O processo de candidatura tem os seguintes procedimentos:
- Entrevista com o Comandante ou com quem este indicar;
- Exame Médico;
- Despacho favorável da Direcção da AHB Voluntários de Vila Real – Cruz Verde;
- Despacho favorável do Comandante.
Alista-te. Junta-te a Nós!

Formulário de Candidatura
Descarregue o teu formulário de candidatura clicando aqui
Contactos
Telefone: 259 330 510
Email: comando@bvcruzverde.com
ou visite o nosso Quartel:
Largo dos Bombeiros Voluntários – 5000-640 VILA REAL
Carreiras
Carreira de Oficial Bombeiro
O recrutamento de estagiários para a carreira de Oficial Bombeiro faz-se de entre indivíduos com adequada capacidade física e psíquica, idade compreendida entre os 20 e os 45 anos, habilitados com curso superior que confira grau académico.
Carreira de Bombeiro Voluntário
O recrutamento de estagiários para a carreira de Bombeiro Voluntário faz-se de entre indivíduos com adequada capacidade física e psíquica, idade compreendida entre os 18 e os 35 anos, preferencialmente habilitados com a escolaridade obrigatória.
Carreira de Bombeiro Profissional
O recrutamento de pessoal para a carreira de Bombeiro Profissional processa-se de acordo com a legislação a que alude o n.º 3 do artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 241/2007, de 21 de Junho.
Alistamento
dos 12 aos 45 anos
Efeitos do alistamento
- Os estagiários, os infantes e os cadetes alistados são integrados como adidos a uma Secção, ficando sob a tutoria de um bombeiro de 1.ª ou superior, nomeado pelo Comandante, sob proposta do Comandante da Companhia, ouvido o Chefe da Secção;
- Os estágios da carreira de Oficial Bombeiro e da carreira de Bombeiro têm a duração mínima de um ano, durante o qual os estagiários frequentam a instrução inicial.
Compete ao tutor dos estagiários:
- Ser o intermediário entre o estagiário e os superiores hierárquicos;
- Instruir o estagiário no cumprimento dos deveres do bombeiro, nomeadamente dando-lhe a conhecer com o necessário pormenor o Regulamento Interno e outras determinações de serviço;
- Formar individualmente o estagiário nas técnicas e manobras inerentes à missão do Corpo de Bombeiros, prestando-lhe todo o apoio durante a formação inicial e estágio. Compete ao tutor das escolas de infantes e cadetes:
- Ser o intermediário entre o infante ou cadete e os superiores hierárquicos;
- Instruir o infante ou cadete no cumprimento dos deveres do bombeiro, nomeadamente dando-lhe a conhecer com o necessário pormenor o Regulamento Interno e outras determinações de serviço;
- Apoiar o infante ou cadete na formação a ministrar de acordo com o estabelecido na legislação.
Escola de Infantes e Cadetes
O recrutamento, neste Corpo de Bombeiros, para as escolas de infantes e cadetes faz-se para crianças ou adolescentes com a idades compreendidas entre os 12 anos e os 16 anos.
Esta escola tem como objetivo a formação no âmbito do voluntariado e da proteção e socorro, articulando-se com área de formação cívica ministrada no ensino básico.